Atualmente é muito comum as pessoas, antes de iniciarem um curso de Inglês, se questionarem sobre a quantidade de tempo que precisarão disponibilizar para aprenderem o idioma fluentemente. Com a correria do dia a dia, é muito comum que o seu desejo seja o de aprender a língua inglesa o mais rápido possível e, consequentemente, otimizar seu
tempo da melhor forma possível.
A partir disso, muitos potenciais estudantes são atraídos para cursos de Inglês que, em suas campanhas de marketing, estampam promessas como: “Aprenda Inglês em 18 meses”. Contudo, esse tipo de publicidade é bastante tendencioso e leva a crer que basta se matricular no curso, assistir algumas aulas e você já estará sabendo se comunicar perfeitamente em Inglês.
Por outro lado, a realidade pode ser bem diferente. Estudantes possuem
personalidades diferentes e perfis de aprendizagem totalmente distintos um do outro. Portanto, afirmar que alguém irá aprender Inglês em 18 meses sem conhecer o perfil do aluno, seu objetivo para uso do Inglês e através do tradicional método de ensino não passa de uma grande jogada de marketing.
Então, leia o artigo até o final e descubra, verdadeiramente, quais os fatores você deve considerar na hora de pensar quanto tempo levará para que você aprenda o idioma mais importante do mundo de modo fluente.
Quais fatores devo considerar na hora da pergunta: “Quanto tempo leva para que eu aprenda Inglês”?
Nessa abordagem nós partiremos do pressuposto de que você está em busca de um ensino individualizado, visto que, como já muito bem abordado no artigo “11 razões para você optar pelo ensino particular” (https://www.ipschool.com.br/blog/160016-11-razoes-para-voce-optar-pelo-ensino-particular.html), esse é o primeiro passo que você deve tomar para otimizar seu aprendizado.
Bom, para responder a essa pergunta, primeiramente nós precisamos analisar alguns fatores. Somente depois é que poderemos ter um melhor panorama sobre quanto tempo irá levar para você aprender, de fato, o Inglês. Portanto, o primeiro ponto a ser analisado é seu perfil de aprendizagem.
O seu tempo de permanência em um curso de Inglês terá influência direta da sua capacidade de absorção de conteúdo. Alguns alunos são mais rápidos para aprender enquanto outros podem levar mais tempo para compreender o mesmo conteúdo. Não há nada de errado com isso, mas serve para nos mostrar que uma abordagem de ensino única para todos os alunos pode ser um erro fatal.
No caso das aulas particulares, se o aluno for mais ágil, o docente também será. Afinal, ambos estão no mesmo ritmo. Por outro lado, se um estudante tiver dificuldades, o professor terá toda a compreensão e também passará a entrar no ritmo do aluno. Afinal, o objetivo é otimizar suas características para que você aprenda o mais rápido possível.
Consequentemente, nesse caso de dois estudantes e dois ritmos diferentes, você já percebe que o tempo que um irá gastar para aprender determinado assunto será maior que o outro. Assim, esse é o primeiro fator que influencia no seu tempo de curso.
Como segundo ponto, nós temos o tempo de aula. Naturalmente, quanto mais tempo em conjunto com um especialista no idioma, é provável que você desenvolva suas habilidades mais rapidamente e assim alcance o objetivo de modo mais eficiente. Aliás, isso é uma questão matematicamente exata. A sua evolução verbal e auditiva no Inglês é
diretamente proporcional com a sua carga horária ao lado de um especialista no idioma.
Como terceiro fator nós temos o quesito “dedicação e disciplina”. Como dito no parágrafo anterior, quanto mais tempo você gasta ao lado de um expert, mais rápido você consegue absorver o conteúdo, mas se você não possuir a devida dedicação e disciplina, de nada irá adiantar passar mais tempo em sala de aula.
É muito comum vermos pessoas que, apesar do pouco tempo disponível para estarem na presença de um professor, são mais desenvoltas em seus estudos de língua inglesa, se comparados com estudantes que têm horas e mais horas disponíveis para os estudos. Isso se deve ao fato da correta aplicação de dedicação e disciplina aos estudos de Inglês.
Por último, a complexidade do objetivo da pessoa também afeta a quantidade de tempo que ela deverá investir em seu curso de idiomas. Vamos supor que um indivíduo deseja realizar uma viagem internacional e precisa conseguir lidar bem com a rotina em outro país. Naturalmente, o conteúdo que ele precisará aprender não é tão denso e rebuscado. Afinal, durante o dia a dia nós praticamente não usamos termos ou abordagens
mais técnicas.
Por outro lado, se formos avaliar o caso de uma pessoa de negócios e que deseja alcançar um Inglês de ponta para se usar no mundo corporativo ou alguém que está atrás de uma certificação (ex: TOEFL, TOEIC), naturalmente o grau de densidade dos estudos dessas pessoas será maior. Afinal, no mundo dos negócios ou exames de proficiência, há muito o que se saber detalhadamente.
Para não esquecer!
Lembre-se sempre que os pontos listados abaixo são os fatores que irão influenciar diretamente no seu tempo de aprendizagem do Inglês!
● Capacidade individual de absorção de conteúdo;
● Tempo de aula que você tem disponível para estar ao lado de um especialista;
● Dedicação e disciplina que você está disposto a colocar nos seus estudos;
● Complexidade do seu objetivo.
Hora de agir!
Agora que já sabe quais são os 4 motivos que afetam o tempo que leva para alguém ser fluente em Inglês, você não pode deixar de conhecer essa incrível instituição que vai te guiar rumo ao domínio do idioma mais importante do mundo! A IP School, que apresenta uma abordagem de ensino altamente eficaz e inovadora, se encontra entre as mais modernas e tecnológicas escolas de língua Inglesa do Brasil.
Aqui, na IP School, além de estar em uma instituição com total credibilidade, responsabilidade e confiança, você, estudante, tem um ensino de Inglês particular totalmente exclusivo e individual, a fim de que o seu estudo seja o melhor possível e que possa aprender o idioma de maneira efetiva e sem enrolação.
Além disso, aqui os estudantes possuem a completa atenção de um docente,
extremamente capacitado, que sempre leva em consideração o perfil de aprendizagem de cada estudante. Portanto, as aulas sempre são elaboradas de modo que melhor se encaixem com a forma de compreensão de cada indivíduo.
Nosso trabalho educacional aos adultos é voltado para aqueles que buscam
melhorar o seu currículo e estão à procura de novos desafios e possibilidades na carreira.
Por outro lado, pensando nos pequenos, nosso trabalho educacional infantil é voltado para crianças que possuem a partir de 6 anos de idade. Afinal, nessa faixa etária da infância, eles já apresentam energia e capacidade mental de sobra e assim fica mais tangível gerar o interesse em aprender o Inglês.
Portanto, para não perder oportunidades na sua vida acadêmica, no seu ambiente de trabalho ou para que seu pequeno(a) possua, desde cedo, um baita diferencial no currículo, não perca tempo e clique no link a seguir!
Você será redirecionado(a), instantaneamente, para um chat com nossa equipe comercial e, qualquer dúvida, nós iremos sanar com o maior prazer (https://www.ipschool.com.br/fale-conosco).
Venha se transformar conosco!