O intercâmbio é uma experiência que oferece múltiplos benefícios: enriquecimento pessoal, intelectual e profissional, assim como é uma chance de viver fora do país por um breve período, entrando em contato com culturas diferentes e até mesmo de trabalhar e receber em diferentes moedas, dependendo da modalidade escolhida. Existem diversos tipos de intercâmbios no mercado. Tem os de línguas, os profissionalizantes, os de trabalho, os de voluntariado, os acadêmicos, entre outros. Também há muitas agências diferentes no mercado, com diversos pacotes, preços e experiências.
No artigo a seguir, a IP School vai te mostrar as melhores opções de destino para você que quer aprender inglês!
Índice
Austrália
Começamos a lista diretamente do outro lado do mundo. A Austrália é um dos mais conhecidos e melhores destinos para fazer intercâmbio para aprender inglês. É conhecida pela sua barreira de corais e pelos animais que habitam o interior desértico do país continental, indo desde os insetos que são maiores que os que temos aqui no Brasil, e indo para os cangurus e coalas.
Na Austrália, você pode fazer cursos de inglês de curta a longa duração. Caso escolha um curso maior que 3 meses, você pode trabalhar no mínimo 20 horas semanais durante as aulas e nas férias, pode trabalhar de período integral. Basta fazer alguns exames médicos e fazer o pagamento integral do curso.
Além da possibilidade de trabalho, a Austrália também oferece praias e muito contato com a natureza, tendo o intercambista a oportunidade de observar animais diferentes e de praticar esportes.
Nova Zelândia
Um pouco abaixo do país anterior, a Nova Zelândia é uma ótima opção para aqueles que buscam uma vida de estudos mais tranquila, além de um contato com a natureza e a possibilidade de praticar esportes de aventura/radicais.
A ilha, que conta com mais de 5 milhões de habitantes, é considerada um dos países mais seguros e pacíficos do mundo, ocupando a 4 posição no ranking do GPI (Global Peace Index). Suas grandes cidades são menores se comparadas com as grandes cidades de países europeus ou americanos.
Assim como a Austrália, intercambistas podem trabalhar no país se estiverem matriculados em cursos acima de 14 semanas (3 meses e meio), sendo a carga horária liberada de 20 horas semanais. Se a duração do curso for superior a 8 meses, os estudantes podem trabalhar de forma integral nas férias.
Aliás, uma curiosidade para os amantes das terras médias é que o país serviu de cenário para a vila dos Hobbits. As estruturas foram mantidas e o antigo set de filmagens virou uma atração turística. Viajantes podem andar pelo local e observar algumas casas. Atualmente, há um café e uma loja de presentes no lugar. Para ir, é preciso comprar uma excursão.
Dubai
Ao subirmos para o próximo continente, chegaremos em Dubai,” a terra dos ricos” e um dos destinos para fazer intercâmbio para aprender inglês mais popular. Conhecida por ter o maior edifício do mundo, o maior shopping, o maior aquário, a maior moldura…, ou seja, conhecida por ter as coisas em tamanhos extremos.
Apesar de ser conhecido por ser um país cheio de milionários, o local tem mais expatriados, ou estrangeiros, formando sua população do que pessoas nascidas. Com isso, o inglês se tornou o idioma mais falado.
Assim como os outros países, você pode trabalhar enquanto estuda, contando que o seu curso seja acima de 12 semanas (3 meses). Porém, diferente da Austrália e da Nova Zelândia, não há limites de hora. A única regra é que o trabalho não pode atrapalhar os estudos. Caso o intercambista estude menos de 3 meses, não é necessário a emissão de um visto! O estudante pode ficar apenas como turista durante esse tempo.
Como turismo, um dos passeios mais conhecidos é passar a noite no deserto, tendo o contato com os povos tradicionais desta terra. Dubai fica no meio de um deserto, então a cultura do local é voltada para esse ambiente inóspito.
Malta
Um dos melhores destinos para fazer intercâmbio para aprender inglês é essa ilha na Europa, e é desconhecida por muitos. Porém, se você já assistiu Game of Thrones, você já viu partes da ilha.
Malta fica no sul da Europa, perto da Itália. Ao longo do ano, suas temperaturas vão de amenas para quentes, então, se você prefere o litoral, essa é uma ótima opção. Os idiomas nacionais são o inglês e o maltes, um idioma único e falado apenas ali na ilha. Dizem que a vida noturna é bem agitada e o local é cheio de estudantes.
Em relação ao trabalho, é apenas acima de 3 meses. E para isso, você precisa começar o processo de estender o seu visto de estudante para poder trabalhar depois de 3 semanas de estadia no país.
Entretanto, estudar em Malta torna fácil a possibilidade de viajar pela Europa e pela África, principalmente nos países próximos, como a Itália e a Tunísia.
África do Sul
Partindo para o último continente, vamos falar da África do Sul. A possibilidade de trabalho no local é de 20 horas semanais. O país é muito escolhido por brasileiros para intercâmbio por ser mais barato, sendo mais conhecido pela modalidade de intercâmbio voluntário.
Ao escolher a África do Sul, o intercambista tem a oportunidade de conhecer pessoalmente a história de um país tão importante para mudanças políticas e simbólicas no mundo no século passado. É também uma terra cheia de diversidade cultural e oferece a possibilidade de contato com a natureza.
Continue estudando inglês com a IP School
O intercâmbio tem a capacidade de mudar sua vida, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. Ele possibilita crescimento a partir do momento que você entra de cabeça em um novo lugar, em uma nova cultura e em um novo idioma.
Continue o aprendizado adquirido no intercâmbio com a IP School. Nossas aulas online são adaptadas para a sua rotina e para as suas necessidades. Estude no conforto da sua casa e com uma escola que te ajuda a atingir os seus objetivos!
Esperamos que você tenha gostado das dicas de quais destinos escolher para fazer intercâmbio para aprender inglês e adquirir experiências incríveis!
Não. Muitos países não aceitam que um estudante internacional trabalhe, como é o caso dos EUA. Austrália, Nova Zelândia, Dubai, Malta e África do Sul são países que permitem, porém, exigem um tempo mínimo de estudos para isso.
Isso depende do país para o qual você vai. Alguns países podem exigir um montante mínimo se você passar muito tempo por lá, porém, a melhor forma de decidir isso é ver vídeos do custo de vida no local e tentar estipular uma meta de gastos por dia.
Depende da agência que você escolher, do tempo do curso, da escola escolhida, do país, do período e o que está ou não incluso, como por exemplo, a acomodação. Algumas agências oferecem a possibilidade do estudante ficar na casa de uma família local e ter uma ou duas refeições incluídas, porém, isso significa ficar mais distante da escola.
A princípio, algumas perguntas devem ser feitas. Quanto tempo você tem disponível? Qual o seu objetivo com o intercâmbio? Qual o seu orçamento? Faça algumas perguntas para si mesmo para entender qual a melhor opção para você.