Falar inglês em situações cotidianas pode ser desconfortável no início. Agora, fazer isso em uma situação de negócios deixa qualquer um nervoso. Porém, se quiser ingressar no mercado de trabalho internacional, terá que apresentar uma reunião em inglês em algum momento.
Ter a capacidade de se comunicar de maneira clara e eficaz através de apresentações é essencial para estabelecer relações profissionais e trazer novas ideias. Para ajudar no desenvolvimento dessa habilidade, a IP School trouxe algumas dicas essenciais para quem quer saber como apresentar uma reunião em inglês:
Índice
- Conheça o assunto
- Conheça o seu ouvinte
- Montando a presentação
- Treine
- Na apresentação
- A IP School te ajuda a ter sucesso no mercado de trabalho internacional
Conheça o assunto
Ao decidir sobre o tema da reunião, estude sobre ele, mesmo que você já tenha algum conhecimento. Tudo está em constante evolução, o que significa que algo pode ter mudado desde que você aprendeu sobre aquilo.
Ao estudar, você enriquece o seu material e sua fala, além de adquirir mais conhecimento e aumentar o seu repertório.
Conheça o seu ouvinte
Antes de apresentar uma reunião em inglês, você deve conhecer e entender o seu ouvinte. Para isso, pesquise sobre ele, veja vídeos e leia o site ou publicações feitas.
Ao conhecer o seu ouvinte, você descobre para qual direção você deve tomar ao fazer a reunião e até a linguagem usada pelo cliente, caso ela seja mais técnica.
Montando a apresentação
Uma das melhores formas de apresentar uma reunião em inglês é adicionar gráficos, imagens e tabelas na sua apresentação. Isso deixa mais dinâmico o assunto e facilita a compreensão sobre ele.
Coloque pouco texto nos slides. Se for muito grande, as pessoas perdem a vontade de ler ou não conseguem enxergar o que está escrito. Ser sucinto é a chave quando falamos de uma boa redação para apresentações. O conteúdo deve ser aprofundado na fala.
Treine
Treine o que dirá. Isso vai lhe trazer mais confiança em seu trabalho e em si mesmo. Tente não decorar. Se você entender do assunto, decorar é uma má ideia, pois se você esquecer do próximo ponto, não vai mais conseguir seguir aquele roteiro. O melhor é decorar e entender a ideia e a cada treino, fale de jeitos diferentes.
O treino pode ser na frente de um espelho ou na frente de alguém que você goste. No último caso, mesmo que a pessoa não entenda inglês, simular a reunião com ela pode te deixar mais solto e confortável. Outra opção é a de fazer uma aula de inglês particular online, com um professor que te ajudará a praticar o discurso e a melhorar alguns pontos, caso seja necessário.
Na apresentação
Na reunião, ao começar a falar do tema, introduza o assunto usando exemplos de aplicações e de falhas. Aproxime o ouvinte do tema e mostre o porque ele deve ouvir sobre aquilo.
Use frases simples e evite gírias em seu discurso. Tente falar de uma maneira mais calma, para evitar que fique nervoso e esqueça a sua fala. Use os slides de guia e ao fazer pausas para beber água, tome alguns segundos para pensar em como continuar.
Pergunte aos ouvintes se eles têm alguma dúvida durante a apresentação e interaja com eles.
A IP School te ajuda a ter sucesso no mercado de trabalho internacional
Com essas dicas para apresentar uma reunião em inglês é certo que o resultado será uma apresentação bem sucedida, e com a ajuda da IP School, toda a carreira profissional no mercado de trabalho pode ser ainda melhor.
A IP School entende a importância e os benefícios de falar inglês em um ambiente profissional globalizado como o de hoje. Por isso, oferecemos cursos adaptados para as suas necessidades e para a sua rotina, garantindo que o objetivo principal seja alcançado mais rápido e com maior fluidez.
Com as dicas certas e com a ajuda da IP School sua carreira profissional no mercado de trabalho internacional e sua relação com o inglês serão uma jornada de muito sucesso!
Coloque palavras-chaves e uma ou outra explicação sobre algum tópico, mas de maneira breve.
Se isso acontecer, tome um gole d’água, olhe para a tela ou improvise, pulado aquele assunto. Depois, se você se lembrar, tente linkar com o assunto atual.
Fotos, gráficos, tabelas, infográficos e até mesmo vídeos.
As melhores apresentações são feitas a partir do conhecimento, não de um texto pronto. Caso você se perca ou esqueça de algo, beba uma água e tome alguns segundos para retomar o pensamento. Lembre-se que os slides estão ali para te guiar e ser um recurso visual e de fácil entendimento.