Como saber o meu nível de inglês?

abr 29, 2024 | IP School

Como saber o meu nível de inglês? l Mãos com papéis e livros l IP School

Independente de quanto tempo você estuda inglês, sempre surge aquela dúvida: qual o meu nível de inglês?

Buscando as melhores maneiras, a IP School apresenta respostas para a pergunta “como saber o meu nível de inglês”:

Índice

Níveis de inglês de acordo com o CEFR

O CEFR ou Common European Framework of Reference for Languages (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas) é um padrão europeu usado no mundo para medir os níveis de compreensão e expressão de um idioma.

Essa métrica usa uma escala de 6 níveis para medir o aprendizado e os títulos de proficiência. Ela também é usada por universidades estrangeiras, onde um dos níveis é escolhido como o mínimo exigido para que alunos estrangeiros possam estudar na instituição.

Nível A

Corresponde aos níveis básicos de um idioma. É esperado que o estudante saiba e compreenda expressões simples e mantenha uma conversa simples e rápida. 

  • A1- iniciante: sabe se expressar de maneira simples, como se apresentar, dizer a idade e agradecer. 
  • A2- básico: consegue falar com mais detalhes e descrever de maneira superficial algumas coisas.

Nível B 

É o nível intermediário. Nele, o estudante já é capaz de compreender melhor e de já sabe se expressar com mais desenvoltura, podendo conversar sobre temas mais complexos. 

  • B1 – intermediário: já consegue viajar sozinho e se virar relativamente bem. 
  • B2 – intermediário superior: aqui, o falante consegue se comunicar sem muitas dificuldades e entender textos sobre assuntos complexos ou técnicos (em sua área de atuação), além de conseguir defender seu ponto de vista. 

Nível C

É o último nível, considerado o mais alto. Nele, o estudante é considerado fluente na escrita, na leitura, na fala e na compreensão. É o escolhido pelas universidades para que alunos estrangeiros possam frequentar os seus cursos. 

  • C1 – avançado: é capaz de se comunicar sem precisar pensar muito no que vai dizer, ou seja, de uma maneira mais natural. Consegue consumir conteúdos técnicos e acadêmicos e demonstra clareza na escrita.
  • C2 – domínio pleno: basicamente, tem um domínio do idioma tão bom quanto um nativo.
Como saber o meu nível de inglês? l Mulher estudando com bandeira dos EUA no fundo IP School
A referência mais comum de medição é a do CEFR – Imagem de Freepik

Testes onlines gratuitos

Essa é a maneira mais comum de saber o seu nível de inglês. Diversos sites oferecem testes rápidos, porém, eles avaliam apenas o listening e o reading e algumas vezes, o writing.

É uma forma fácil e rápida de se medir o seu nível.

Testes de Cambridge

Outra opção são os exames de certificação Cambridge. São três testes, cada um destinado a um nível e a um propósito diferente: FCE, CAE e CPE.

FCE – First Certificate in English

O FCE, ou First Certificate in English, corresponde ao nível intermediário superior (nível B2). Ele avalia sua capacidade de se comunicar de maneira eficaz em situações do dia a dia e profissionais. 

CAE – Certificate in Advanced English 

O CAE, ou Certificate in Advanced English, é adequado para pessoas que desejam demonstrar um alto nível de proficiência em inglês para fins acadêmicos ou profissionais. Ele avalia o seu nível de fluência em relação  ao inglês que equivale ao nível de acordo com o C1.

CPE – Certificate of Proficiency in English

O CPE, ou Certificate of Proficiency in English, é o exame de nível mais alto da certificação internacional Cambridge. Equivale ao nível C2 e é amplamente reconhecido como prova de fluência em inglês e é frequentemente solicitado por universidades e empregadores em todo o mundo.

Aprenda ou melhore o seu inglês com a ajuda da IP School

Essas são as maneiras de saber o seu nível de inglês. Conte com a IP School para se preparar para qualquer nível dos exames Cambridge. Levamos em conta suas dificuldades e objetivos ao personalizarmos suas aulas, que podem ser online ou em grupo, presencial ou online. 

Como me preparar para os exames?

Você tem que conhecer a estrutura da prova. Veja como ela é dividida e faça os exames antigos, tentando fazer no tempo determinado para cada seção.

Vale a pena fazer os testes online?

Os testes online servem como uma base para saber o seu nível, mas lembre-se que muitos deles não avaliam o writing e o speaking.