Devido ao enorme avanço tecnológico pelo qual o mundo tem passado, viu-se um movimento enorme de migração, por parte das pessoas, dos livros impressos para os arquivos digitais. Devido às praticidades oferecidas pelas tecnologias portáteis aos usuários, muitos consideram esse processo de desuso dos livros algo irreversível.
De acordo com uma matéria publicada pelo portal de notícias “Rádio Jornal”, de 2006 até o ano de 2018 o faturamento das vendas de livros diminuiu cerca de 25% (https://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2019/06/02/faturamento-das-vendas-de-livros-diminui-25porcento-em-12-anos-170570). Esse número reflete muito bem o movimento que tem acontecido no atual cenário brasileiro no tocante ao mercado de livros.
O desenvolvimento contínuo e acelerado de redes sociais, podcasts e plataformas de streaming, por exemplo, é algo que aguça o interesse de, principalmente, jovens para estarem cada vez mais conectados ao mundo digital. Consequentemente, o setor de livros é o primeiro a sentir essa migração de público para outro nicho.
Afinal, é pouco provável que jovens acostumados em receber o conteúdo de
maneira passiva (ex.: através de áudios e vídeos) passem a se interessar pela leitura, que se trata de um hábito ativo e que exigirá mais energia e atenção para ser totalmente compreendido.
Como esse crescente desinteresse pelos livros afeta o ensino?
Como de costume, o nicho educacional não ficaria de fora de uma transformação social como essas, não é mesmo? Com esse crescente desinteresse pelos livros por parte dos brasileiros, tem se tornado algo presente nas instituições educacionais uma modificação dos métodos de ensino. Esse movimento de modernização das metodologias de aprendizagem tornou-se algo frequente a partir da década passada.
Atualmente, a adoção de recursos como PDFs, vídeos, áudios e outras tecnologias interativas tem tomado, pouco a pouco, os espaços dos livros. O ponto positivo de toda essa situação é que, através do uso de todas essas ferramentas, os estudantes passaram a se sentir mais engajados com as aulas. Assim, o potencial para uma melhor aprendizagem e um maior rendimento escolar são crescentes. Por outro lado, e esse talvez seja o maior
problema para jovens estudantes, se deve à existência de inúmeras distrações para os alunos quando estes estão portando material digital em uma sala de estudos.
Como tais ferramentas podem ser úteis para que eu aprenda o Inglês?
A adoção de todas as tecnologias disponíveis é algo bastante válido e
extremamente recomendável, desde que a instituição de ensino que as usa saiba adotá-las da melhor maneira para os estudantes.
Por exemplo, se você está em sua escola de Inglês e consegue escutar um áudio de um nativo falando uma frase que você tenha uma maior dificuldade para pronunciar ou consegue ver uma imagem que remete à uma expressão existente somente na língua inglesa, isso é algo de extremo valor para a vida de qualquer estudante.
Dessa forma, a compreensão e o prazer em estudar tal conteúdo se tornam
instantâneos. O estudante não se sente mais perdido em meio às frases e regras gramaticais, mas passa a ver a aplicação direta destas em seu cotidiano e como ele pode passar a usá-las. Assim, a adoção de todos os recursos tecnológicos em um ambiente de estudos, desde que corretamente fomentados no aluno, são um diferencial para qualquer instituição de ensino que está bem preparada.
Quer dizer que os livros físicos de Inglês vão acabar?
De modo algum! Os livros físicos continuarão a ter seus usuários, mas é fato que seu espaço tende a diminuir, visto que não são tão práticos e nem tão efetivos quanto outras metodologias utilizadas recentemente. Outro ponto é que, muitas informações essenciais e as famosas “sacadas” em gramática inglesa surgem a partir de autores de gramática inglesa altamente capacitados.
Além de autores profissionais, os estudantes acadêmicos de gramática, muitas vezes, também publicam seus estudos em materiais físicos (ex.: diários, apostilas, pequenos livros), o que contribui enormemente para a evolução da língua e enriquecimento da gramática inglesa mundo afora.
O mais importante para toda instituição de ensino, docente ou estudante é saber como utilizar de modo eficiente cada uma das ferramentas disponíveis para aprendizagem.
Uma mistura entre materiais físicos e tecnológicos é a fórmula ideal para os que estão em busca de estudos proveitosos e bem sucedidos.
Fique atento!
Ao se matricular em uma escola de ensino de língua inglesa, por exemplo, sempre esteja atento em relação ao comércio de materiais didáticos. Há diversas instituições tradicionais que acabam cobrando um altíssimo valor no momento em que você está para adquirir os materiais didáticos.
Além da inflação deliberada dos preços dos componentes didáticos oferecidos pela instituição, muitas vezes o próprio aluno nem chega a utilizar o material comprado da maneira mais proveitosa, visto que não houve a adaptação necessária para o uso dos materiais. E ninguém gosta de queimar dinheiro, não é mesmo?
Algumas dessas escolas de línguas apresentam vendas de materiais didáticos que, no final das contas, podem acabar chegando aos R$3.000,00, tornando a venda de componentes educacionais inflacionados um negócio paralelo.
Hora de agir!
Agora que você já possui uma boa noção sobre como o ambiente educacional tem evoluído nos últimos anos, você não pode deixar de conhecer essa incrível instituição que vai te guiar rumo à fluência do idioma mais importante do mundo! A IP School, que apresenta uma abordagem de ensino altamente eficaz e inovadora, se encontra entre as
mais modernas e tecnológicas escolas de língua Inglesa do Brasil.
Aqui, na IP School, além de estar em uma instituição com total credibilidade, responsabilidade e confiança, você, estudante, tem um ensino de Inglês particular totalmente exclusivo e individual, a fim de que o seu estudo seja o melhor possível e que possa aprender o idioma de maneira efetiva e sem enrolação.
Além disso, aqui os estudantes possuem a completa atenção de um professor extremamente capacitado, que sempre leva em consideração a forma de aprendizagem apresentada por cada estudante. Portanto, as aulas sempre são elaboradas de maneira que melhor se encaixem com a forma de compreensão de cada indivíduo.
Nosso trabalho educacional aos adultos é voltado para aqueles que buscam
melhorar o seu currículo e estão à procura de novos desafios e possibilidades na carreira.
Por outro lado, pensando nos pequenos, nosso trabalho educacional infantil é voltado para crianças que possuem a partir de 6 anos de idade. Afinal, nessa faixa etária da infância, eles já apresentam energia e capacidade mental de sobra e assim fica mais tangível gerar o interesse em aprender o Inglês.
Portanto, para não perder oportunidades na sua vida acadêmica, no seu ambiente de trabalho ou para que seu pequeno(a) possua, desde cedo, um baita diferencial no currículo, não perca tempo e clique no link a seguir!
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